Eis a 1ª parte da trajetória de nossos ancestrais para se fixarem no território que é hoje o Cuanza sul.
"Como grupo constituído de homens, mulheres e crianças atravessamos os grandes rios: o Kwanza inicialmente, Longa, Nhia e Queve para chegarmos a atingir a região centro de Angola! Mas, espere! Ao atingirmos a região sudoeste da nossa província (Sumbe), nos esbarramos com um grupo. Eram descendentes de Hereros (?), grandes criadores de gados e cultivadores de massambala que penetraram a província através da passagem da Canjala. Com eles trocamos várias impressões, dos quais, vários vocábulos dos nossos idiomas, alguns hábitos e costumes, até unimos os nossos filhos em casamentos. Mas claro, com a liberação do Ngana Tata Ngunza Kabolo!
Então, e os outros que ficaram um pouco atrás? Éh Kíikyáh!… são os irmãos A-nvundi (Kilenda-a-Nvundi Hepo, Saka-a-Nvundi Hepo, Kassuba-a-Nvundi Hepo e Nhama-a-Nvundi Hepo). Juntos atravessamos o rio Kwanza mas os deixamos na Quiçama… e daí eles atravessaram os rios longa e nhia e penetrando a Quilenda, Ebo, Amboim, Porto Amboim e o extremo oeste da Quibala onde jaz Kassonze Kasselembe Ndukuta. Por essas localidades desejaram lá ficar pois que encontraram nossos parentes que lá se instalaram primeiro. E por esse mesmo andar eles também chegaram até nós!
O Kaxiongono?! Ham iwóh! Este ainda o deixamos perto de Pungo-a-ndongo mas veio a atravessar o rio kwanza junto aos outros. chegou a atingir o Waco cungo e daí os seus súditos penetraram até ao Huambo passando por Cassongue. Mas até lá foi um excelente trabalho de Wambo Kalunga, o grande conquistador e caçador de Elefantes!
Com Kaxiongono estavam outros, alguns dos quais, o Ngana Hussukué, Lucamba Huanambua Bungo, Tumba, Samba, Ngana Ngonge, Kibeca Ngongo-a-Lubolo, Kalushinga (ex-esposa de Tchibinda Ilunga) e Kandumbo que também atravessaram mas que antes fixaram-se em Calulo e arredores. Ngana Námbua Bungo, Kipala kya Samba, Kiteque-a-Panguila e Ndonga, estes, avançaram até ao interior da Quibala e arredores (onde encontraram os Marimba) e na Sanga. Destes últimos por sua vez saiu o grande Katyavala Buila com seu agregado que conquistou o Bailundo passando por Andulu. Mas o alertamos na altura que por aí frequentavam os "Nganguela" (Toma cuidado!). Mesmo assim sofrerá tanta influência destes que veio a guerrear contra suas próprias origens. (é normal, são fenómenos humanos)."
Opá! E os Haco?! (na 2ª parte do artigo)
De: Ngola Katawala
Por: Kindala João